A Associação Desportiva Calca Folhas, com o apoio das Juntas de Freguesia da União de Areias de Vilar e Encourados, Freguesia de Adães e Freguesia de Airó, volta a organizar o 4º – Trilho Sargento-mor de Vilar.

 

Com esta iniciativa, propomos-nos organizar um dia dedicado ao BTT e Caminhada, divulgando o património material e imaterial das freguesias, rico em monumentos históricos e lendas, sendo o expoente máximo o Convento de Vilar de Frades e a figura do Sargento-mor de Vilar.

 

A divulgação e conservação do património das freguesias, é um movimento intemporal, que as gerações actuais, dita como a mais qualificada, tem obrigação de preservar e divulgar a história das nossas terras.

 

O nome desta actividade, "Trilho Sargento-mor de Vilar", é uma homenagem a uma figura da história transversal das nossas freguesias.

 

O Sargento-mor de Vilar, foi retratado pelo autor Arnaldo Gama, no romance histórico “O Sargento-mor de Vilar”, sendo a primeira edição datada de 1863. A última edição foi levada a efeito pela editora Opera Omnia, mas só foi possível com o apoio férreo das Juntas de Freguesia e da Câmara Municipal de Barcelos.

 

Assim, pretendemos que os nossos amigos forasteiros, participem no trilho mais adequado à sua disponibilidade física, mas que levem consigo uma pouco da nossa história.

 

A organização

Associação Desportiva Calca Folhas